Dicas de Beleza

CABELO MASCULINO

Quem disse que só as mulheres se cuidam? Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens vão encontrar nesta seção dicas de cortes, coloração, penteados e tratamentos para descobrir os cuidados essenciais para seus cabelos.



 Lavar os cabelos todos os dias

 

-É muito importante lavar os fios todos os dias para controlar a oleosidade do cabelo. Come  este simples cuidado, você já evita a caspa, a oleosidade, a seborreia e outras dermatites do couro cabeludo. E dizer que lavar os cabelos todos os dias faz o cabelo cair ou apodrecer é mito! Portanto lavar e principalmente enxaguar bem os cabelos para não deixar resíduos de produtos  é importante. Se o seu cabelo for muito oleoso, pode lavar e repetir a operação duas vezes colocando uma quantidade mínima de shampoo.

Shampoo certo para cada tipo de cabelo masculino

– A escolha do  shampoo é muito importante, por isto escolha sempre um que seja apropriado para o seu  tipo de cabelo e se possível, lave-o todos os dias. O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente. Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajuda. Os curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois ela fica mais visível graças ao mantoácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz. Por tanto o segredo é lavá-los bem diariamente. Não se recomenda lavar os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio do cabelo propiciando à queda.

Fuja do Shampoo 2 em 1

– Desde que foi lançado ele se tornou moda e é enorme a quantidade de homens que usam shampoo 2 em 1, aquele que já vem com condicionador. Eles aumentam a oleosidade do fio e deixam o cabelo com aspecto pesado. A fórmula traz ingredientes com alto poder de hidratação e outros que grudam na sujeira dos fios e são arrastados com a água durante o enxague.

Variar o shampoo

Sempre mude seu Shampoo, trocar de Shampoo periodicamente é recomendado, pois muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.

Combata a caspa – Use Shampoo anti-caspa

A caspa é um problema mais comum nos homens do que nas mulheres e costuma ser bem embaraçoso. Esta descamação associada à coceira pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo pele ressecada, dermatite seborreica, psoríase e eczema. Estresse, oleosidade no couro cabeludo, variações hormonais e diminuição da imunidade corporal podem agravar o problema.

Finalizadores – Escolha o tipo certo

-Quanto aos finalizadores é importante escolher o que é adequado ao seu tipo de cabelo, e de acordo com o que você deseja do seu penteado. Como o cabelo do homem tem mais tendência à oleosidade procure não usar pomada, gel ou qualquer outro tipo de finalizador na raiz. Não exagere na quantidade e aplique só na parte superficial do cabelo.

Invista em tratamentos 

– Os cabelos são sensíveis aos efeitos esternos, e por isso independente do seu tipo de cabelo,  todos  precisam de hidratação independente se o cabelo é masculino ou feminino. Por esse motivo de tempos em tempos procure fazer esse procedimento, pois irá ajudar a fortalecer e recuperar os fios. No caso de cabelos secos, faça hidratação a cada 15 dias ou  sempre que for cortá-los.

Tratamento de dentro para fora – Cuide do que você come

A alimentação é muito importante para nutrir os cabelos, e para isso devemos ter  uma alimentação balanceada. Isso mesmo! Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento, proveniente de uma má alimentação.

Cuidado com a água quente demais

–A temperatura da água pode causar danos se for muito quente, portanto no banho,  tome muito cuidado com a água quente, pois quando muito quente, provoca o aumento da produção da glândula sebácea, e por conseqüência, auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. Além de sensibilizar o couro cabeludo.

Queda de Cabelo – Como prevenir

– Esse é o problema mais temido pela grande maioria dos  homens. A queda de cabelo tem que ser tratada por um dermatologista, pois nada melhor do que um especialista no assunto para indicar os melhores tratamentos e produtos. Shampoos antiqueda podem ajudar a prevenir  a perda dos fios, mas para realmente acabar com a queda é preciso combater o real motivo da queda e para isso só mesmo visitando um especialista no assunto, um dermatologista. E pentear os cabelos que restam na cabeça para os lados ou para frente só piora o efeito da careca. O ideal é cortá-los bem curtos ou raspar por completo e seguir o tratamento que o médico lhe indicar.

A calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos, portanto, vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se for calvície androgenética, ou seja, hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista, como minoxidil e finasterida. Além do fator hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais.Procure um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento.

Bonés e Chapéus – Use com moderação

– Muitos homens tem mania de usar boné ou chapéu o tempo todo, e esses acessórios, se utilizados em excesso, podem prejudicar muito a saúde dos fios. Se usados durante muito tempo eles podem acabar “abafando” o couro cabeludo, o que pode acentuar problemas como caspa e calvície, ajudam a acumular sujeira junto com o suor,aumentam a oleosidade que provocam os danos que resultam na queda dos cabelos.Se sses acessórios forem usados depois de lavar os cabelos, eles vão dificultar a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca mais ainda a queda de fios. Então o ato de usar chapéus ou bonés deve ser evitado.

Condicionador – Use moderadamente

– Você pode usar condicionador, mas use apenas se você precisar, se o seu cabelo for muito seco, para os cabelos oleosos com pontas secas use apenas nas pontas. O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto de ressecado e quebradiço. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo e enxaguar bem. Nada de deixar condicionador sem enxaguar para o cabelo ficar “legal”, para isso existem os finalizadores. Se você precisa usar condicionador procure sempre usar de acordo com a quantidade de cabelo e nunca passar até a raiz do cabelo. Para se ter uma ideia, para cabelos muito curtos, o ideal é uma quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos; enquanto que para cabelos maiores ou cacheados o equivalente a uma moeda de 25 centavos.

Cabelos grisalhos – Cuidados especiais

– Para quem quer assumir os cabelos grisalhos, é importante se ligar em shampoos indicados para esse tipo de cabelo, caso contrário pode deixá-los amarelados. Além disso, é necessário passar filtro solar especial para cabelos sempre. Agora se você quer disfarçá-los, os tonalizantes são uma ótima alternativa às tintas.

Corte para cuidar – Aparar as pontas ajuda a evitar ressecamento 

– O hábito de cortar os cabelos regulamente, ajudar a dar mais resistência e traz um aspecto de cabelo bem cuidado. Alguns homens não gostam de cortar o cabelo pra não saírem do salão com “ cara de quem acabou de sair do salão”. Porém, se a pessoa frequentar o salão mais vezes e o profissional for realmente bom, isso não acontece. Cortar o cabelo uma vez a cada vinte dias é o aconselhável para os homens de corte mais “certinho”. Uma vez a cada 30 dias para os que possuem um corte mais variado e uma vez a cada 40 dias ou até um pouquinho mais para os despojados ou com cabelos cacheados ou maiores.

Dicas gerais para cuidar do cabelo masculino

– Uma dica muito importante é evitar dormir com os cabelos úmidos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo. E ainda, quando utilizar gel, procure removê-lo antes de dormir.

– De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

– Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão.

–  Após aplicar o xampu, enxague os cabelos com água fria para fazer a umidade aderir aos fios de cabelo.

– Para que os fios não fiquem ressecados e parecendo sujos, procure não usar gel a base de álcool, utilize na forma de cremes. Se forem usados em excesso e de maneira errada, levam à quebra do fio ou opacidade.

– Modere o uso de gel para modelar. O produto sobrecarrega quimicamente o cabelo, abafa o couro cabeludo e exige uma limpeza muito agressiva. Como alternativa a esse tipo de produto, use uma mousse hidratante para arrumar os fios mais rebeldes.

– Os produtos de hoje em dia estão cada vez mais completos e graças à tecnologia fazem o controle de oleosidade, protegem, modelam enquanto hidratam, dão mais brilho e etc. Quando for cortar o cabelo converse com um profissional para saber o que há de novidade no mundo cosmético.